quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Quinto dia em Berlim

Neste dia o tempo era bem fechado. Choveu em varias ocasiões e fazia frio. Tínhamos reservado um guia para nos acompanhar na visita ao palácio SANSSOUCI (em francês = sem preocupação) situado a uns 20 quilômetros de Berlim, mais exatamente na cidade de Postdam. Ele veio nos apanhar de carro ao nosso hotel. Saímos em volta das 9:00 da manhã e em vez de pegar a auto-estrada, o guia nos fez atravessar os bairros nobres da Berlim ocidental onde se encontram belas mansões no meio de bosques. De estilo rococó, o palácio é a antiga moradia de verão de Frederico o Grande, Rei da Prússia. O palácio é pequeno, estreito, de um único piso construído em uma fileira de apenas dez salas. Frederico queria um palácio intimista para viver. Não desejava subir escadarias e queria poder entrar diretamente a partir do jardim. As salas, iluminadas por janelas altas ficavam voltadas para o Sul.

Frederico, Rei da Prússia, era um grande apreciador de arte. Mandou construir em Postam uma BILDERGALERIE (galeria de imagens) para expor a sua vasta e rica coleção de quadros. Aqui o meu esposo admirando as obras de Rubens, Van Dyck e outros grandes mestres. Como o tempo estava muito feio, optamos por não andar pelo amplo parque, repleto de outras construções. Será para uma próxima viagem.


Aqui o famoso *coroamento de Diana* (1625) do pintor flamengo Peter Paul Rubens.

Após entrar no palácio, alugamos um áudio-guia e percorremos os dez aposentos. Tudo é extremamente bem conservado. Amei o delicado detalhe de uma das salas do palácio: vejam a teia com as pequenas aranhas no centro!


O filosofo francês Voltaire morou uns três anos na Prússia e tinha uma forte ligação com Frederico o Grande. Era um dos raros convidados que possuía o seu próprio quarto no palácio.  Este espaço é o lugar mais festivo e divertido do palácio. As paredes, laqueadas num tom amarelo claro, são cobertas por guirlandas de flores, frutas, pássaros exóticos, papagaios e macacos esculpidos na madeira. 

Antes de sair da pequena cidade, o guia passou na frente e nos mostrou as casas onde Stalin, Churchill e Harry Truman ficaram hospedados durante a conferência de Postdam entre 17 de julho e 2 de agosto de 1945. Foi quando os vitoriosos aliados da Segunda Guerra Mundial se reuniram para decidir como administrar a Alemanha que havia se rendido.


Ao voltar em Berlim, pedimos para o guia nos depositar frente o Kulturforum. O fórum cultural de Berlim está situado perto da Potsdamer Platz. É formado pelo conjunto de diversos museus : o Museu de Artes e Ofícios (Kunstgewerbemuseum), a Nova Galeria Nacional (Neue Nationalgalerie), a Pinacoteca (Gemäldegalerie), o Museu de Artes Decorativas e o Museu de Artes Gráficas. O edifício da Filarmônica também está incluído no seio desse conjunto cultural. Decidimos almoçar do lado de fora do fórum, num quiosque oferecendo comidas muito saudáveis que pareciam ser turcas. De lá fomos visitar a Gemäldegalerie. Logo de cara, fiquei impressionada com a luminosidade natural banhando todo o museu.


Aqui o hall principal de onde temos acesso a todas as salas repletas de tudo que tem de melhor em termo de arte do século XIII ao século XVIII. Muitas obras desta bela coleção foram perdidas durante um incêndio da antiga sede, ou durante a transferência da coleção, ou levadas à União Soviética e não devolvidas. Somente em 1998, mais de 3.600 obras dispersas voltaram a ser reunidas neste prédio especialmente construído para tal. O espaço possui cerca de 7000m² e uma seqüência de 18 salas e 41 gabinetes. Ao todo, são quase dois quilômetros de extensão. Podemos encontrar obras primas de Van Eyck, Brueghel, Dürer, Rafael, Ticiano, Caravaggio, Rubens, Vermeer e Rembrandt alem de muitos outros mestres.

Qual não foi a minha alegria ao me deparar com o *Amor Vitorioso* do pintor Italiano Michelangelo Merisi da Caravaggio!
Apos observar o quadro bem de perto, eu pude apreciar a marca registrada do artista: retratava as pessoas com detalhes super realistas, como rugas por exemplos. Neste quadro, vejam as unhas sujas do jovem...


Tive também o imenso prazer de ver telas do pintor Italiano Sandro Botticelli. A gente gastou umas quatro horas dentro do museu e não vimos tudo. Não dava para ficar mais, as pernas estavam doendo. Mais do que satisfeitos pela programação, decidimos voltar até o nosso hotel para repousar um pouco antes do jantar.



De noite tínhamos um encontro marcado com os amigos José, Rosa Alice e a filha deles, Sonia. Escolhi o restaurante BORCHARDT que é considerado o lugar aonde vão jantar as pessoas famosas, de passagem por Berlim. Esta bem decorada *brasserie* data de 1853 e era o ponto de encontro da elite da época. Tirei foto deste mosaico sem usar o flash e mesmo assim, levei bronca do homem que atendia atrás do balcão!



A noite foi muito agradável. A comida é preparada com ingredientes de primeira qualidade. Tudo estava perfeito. Recomendo sem falta!


2 comentários:

  1. A teia de aranha é realmente maravilhosa!
    Sheila disse que esse museu tem que gastar 4 dias e não 4 horas, que nem ela fez no Metropolitan, na primeira vez que foi.
    Obrigado por mais este maravilhoso passeio cultural.Beijos.

    ResponderExcluir
  2. João
    Claro que precisaria de vários e vários dias. Só para quem mora lá mesmo. Para quem está de passagem, 4 horas já foram suficientes para ter uma idéia. Não esquecer que tivemos um passeio ao palácio SANSSOUCI pela manhã. Sempre temos que nos lembrar: NADA DE OVERDOSE CULTURAL. Bjs

    ResponderExcluir