quinta-feira, 29 de março de 2012

Continuando o passeio em Viena

Outro lugar onde eu fui passear quando estive em Viena, foi no Hofmobiliendepot. Como a corte imperial vivia se mudando de um castelo para outro, dependendo das estações do ano, ela precisava de um depósito onde as mesas eram consertadas, as cadeiras empalhadas e os tecidos trocados ou restaurados.













A quantidade de moveis é impressionante e a sua variedade também. Adorei os armários com fundo duplo, o quarto Turco de Rodolfo (filho da Sissi), os descansa-pés, uma volumosa cadeira de rodas e os tronos usados em viagens etc.














A figura da Sissi é onipresente! Podemos apreciar os moveis rústicos e coloridos da sua fazendinha onde pastavam as vacas que lhe forneciam o leite das suas estranhas dietas. Encontramos o berço e a cadeira-alta de refeição que serviram para os seus filhos. Tem vários retratos belíssimos da imperatriz e uns bustos de argila a representando. Podemos ver também a camisola que a bela usava! É estranho observar o prosaico bidê onde Sissi lavava as suas partes mais intimas como qualquer humilde mortal!










Quando foram rodados os filmes sobre a vida da Sissi, com a atriz Romy Schneider no papel principal, a mobília, utilizada nos cenários, foi fornecida pelo depósito de moveis. Podemos ver exatamente quais peças foram usadas como, por exemplo, este trono! Ao lado dele, o trecho do filme, onde o móvel aparece, é projetado num telão. Eu vi vários outros pedaços do filme assim, sempre acompanhados da mobília que fez parte da filmagem!





Dei também um pulo no Theatermuseum para ver de perto um palácio Vienense datando de 1687. O seu interior é belíssimo e foi num dos seus salões que foi apresentado pela primeira vez a Sinfonia Heróica de Beethoven!














Podemos ver expostas algumas roupas utilizadas nos teatros e na Opera de Viena. Tem vestuários clássicos e alguns bem modernos como este que tem um chapéu feito a partir de garrafas de Coca Cola! Havia também uma roupa que pertenceu ao Rudof Noureyev e ao lado podíamos admirar o delicado tutu da Margot Fonteyn, sua melhor parceira de palco! Eu não tirei fotos porque havia pouca luminosidade para preservar as roupas bastante desbotadas.










Este é o salão do Café Landtmann. Classificado monumento histórico, ele fica situado entre a faculdade, o teatro e a prefeitura. Sempre foi o lugar de encontro dos intelectuais, dos atores, jornalistas, estudantes.














A historia do país, cujo império dominou muitos territórios como, por exemplo, a Itália, explica a presença de influências na cozinha nacional. No café Landtmann, eu pedi um dos pratos mais famosos da Áustria: a Wiener schnitzel. Trata se de uma costeleta de vitelo à milanesa que é servida com uma fatia de limão e vem acompanhada de batatas temperadas com salsa e manteiga e geleia. É muito saboroso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário