segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Um dia em Lisboa, antes de ir à Berlim


Para ir à Berlim, pegamos primeiro um vôo que nos levou até Lisboa, aonde chegamos pela manhã. Após tomar um banho e trocar de roupas, já estávamos nas ruas ensolaradas desta pitoresca capital. Nada mais charmoso do que encontrar os bondes coloridos de Lisboa subindo as ladeiras inclinadas com suas casas cobertas por azulejos.


A hora do almoço chegando, fomos parar no Solar dos Presuntos que, como o seu nome indica, oferece uns presuntos portugueses de primeira qualidade. Fomos servidos imediatamente por um garçom muito simpático. O atendimento é impecável. O pessoal é muito atencioso e o lugar é extremamente agradável. O presunto era de comer rezando!
 


O restaurante funciona desde 1974. A decoração é bem charmosa e nas paredes podemos ver muitas caricaturas e fotos. São escritores, jornalistas, políticos, atores, jogadores de futebol, empresários, enfim todas as pessoas famosas que ali desfilam. Apesar disso, o lugar não é pretensioso. Pelo contrario, o restaurante é bem aconchegante.
 


Pedi lula dourada, que adoro. Estava excelente! Sempre peço frutos do mar quando estou em Lisboa. Os portugueses preparam divinamente bem qualquer marisco ou peixe. A lula veio acompanhada de um arroz molhado com suco de tomate. Era divino!


Ao ir ao toalete, descobri uma parede coberta com fotos representando alguns Presidentes do Brasil! São também fregueses do lugar. Eles sabem o que é bom! Havia também fotos de cantores e cantoras brasileiros (como Milton Nascimento por exemplo), atores e atrizes famosos de novelas da Globo etc.











De sobremesa, não resisti já que sou alucinada por doces portugueses.  Pedi um tal de Pão de Ló Monsão com doce de ovos! Veio bem doce mesmo, bem meloso, exatamente como eu adoro!



Depois fomos dar um tour pela cidade. O motorista do táxi era super simpático e atencioso. Ele nos levou para uns lugares onde havia uma vista panorâmica sobre a cidade. De vez em quando eu pedia para ele parar para fotografar alguns azulejos ou algum detalhe arquitetônico.
 


O tempo estava ao nosso favor. O sol era resplandecente. A visão desta rua inclinada com as suas casas coloridas e ao fundo o azul do  rio Tejo me encheu de alegria. Estávamos começando a curtir as nossas ferias!


Ao passar na frente da fundação José Saramago, vimos que havia uma exposição sobre os 100 anos do nascimento de Jorge Amado. Pena que só estávamos de passagem, pagando um táxi. Não dava para pedir para o homem nos esperar na porta, ia nos custar os olhos da cara.
 








Demos uma parada para nos refrescar no famoso café A BRASILEIRA do Chiado que data de 1905. Consegui fazer o meu marido posar ao lado da estátua de Fernando Pessoa que era um grande frequentador daquele lugar.


A noite, escolhemos um charmoso restaurante situado no coração da cidade, numa das entradas do famoso Bairro Alto. Chama-se Restaurante Lisboa À Noite. A sua cozinha contemporânea usa produtos genuinamente portugueses, como este maravilhoso bacalhau que me foi servido. De entrada, pedi delicadas sardinhas grelhadas. Pena que ficamos menos de um dia em Lisboa!  Mesmo assim, as poucas horas foram extremamente bem aproveitadas, portanto tivemos a impressão de ter ficado mais tempo!

Um comentário:

  1. Parabéns Chantal pelo relato delicioso das delícias de Portugal. Tudo anotadinho para a próxima viagem!

    ResponderExcluir