segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Ayuntamiento, empadillas e percebes

Agora vou relatar como foi o final do nosso quarto dia em Sevilla. Após visitar o palácio Lebrija, almoçar na Plaza Nueva, conhecer a casa de Pilatos, fomos correndo até o Ayutamiento (prefeitura). O meu guia da Hachette avisava que chegando as 17:30 em ponto na terça, quarta e quinta, podíamos participar de uma visita guiada. (em anexo, tirei foto dessas graciosas mulheres quando me dirigia à prefeitura).


Já tínhamos passado várias vezes diante das duas fachadas da prefeitura. Tem a neoclássica que fica na Plaza Nueva e que foi acrescentada ao edifício no século XIX. Agora tem a outra, a espetacular fachada renascentista situada na Plaza San Francisco.
Mesma coisa que para as outras visitas. Éramos pouquíssimas pessoas. Devia ter umas dez no máximo. Eu sempre esperava a tropinha avançar para tirar as fotos. Fomos guiados por uma senhora severa que recitava a toda velocidade fatos, nomes, guerras, reis e datas em castelhano. Não entendi bulhufas, mas não tinha a menor importância. Afinal, não se aprende a historia de uma cidade secular num espaço de poucos dias. O lugar é realmente bonito e suntuoso. Em alguns cantos, parece que o um prédio mais novo foi construído em torno das ruínas de outro anterior. 

Após sair da prefeitura, voltamos rapidamente ao nosso quarto para nos preparar para o jantar. A caminho, passei em frente de uma padaria situada ao lado do hotel. Todos os dias eu ficava zarolha de tanto babar diante da vitrina. Não agüentei, não resisti, entrei e comprei aqueles bolos que figuram na parte superior. Estou falando dos cobertos de açúcar. Dentro tem um recheio de maça. Comi já um ali mesmo, em pé e antes de pagar! Havia um toque sutil, quase imperceptível. Enquanto saboreava, fechei um pouco os olhos para me concentrar. Saquei! Havia uma pitada de erva doce dentro da massa! A moça do caixa não soube me confirmar então ao chegar ao hotel, pesquisei no Google espanhol, achei a receita e realmente leva erva doce, ou melhor, leva anis. Este bolo era de comer rezando!

De noite fomos jantar num restaurante especializado em frutos do mar - que adoro, diga-se de passagem. O lugar chama-se EL ESPIGÓN. Provei pela primeira vez outro molusco. Eu já tinha ouvido falar, mas nunca havia encontrado. Chama-se Percebes. O negocio não é bonitinho. Parece a garra de algum bicho pré-histórico! Agora que é uma delicia, isso sim! Na mesa vizinha, três pessoas conversando animadamente. Só que não conversavam entre elas. Cada um falava com alguém pelo celular. Isso durou um bom tempo! As comidas chegando, e os três papeando com pessoas pelo telefone. Enquanto isso, eu em tête-à-tête com meu eterno namorado: o marido! Sempre temos assuntos para conversar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário