domingo, 18 de março de 2012

Sevilha, a cidade dos mil perfumes


Um dos grandes momentos ao chegar a Sevilha, foi receber o extraordinário bafo de milhares de laranjeiras no rosto! Essas arvores florescem somente durante duas semanas. Os galhos eram cobertos ainda por botões que estavam para desabrochar junto com as flores que não paravam de exalar um hálito dos Deuses. Ao mesmo tempo havia as frutas, muitas laranjas enfeitando as arvores.

As ruas, as praças, os pátios, os becos e avenidas ficam perfumadíssimos. É algo impressionante. Como a primeira impressão é a que fica, eu sempre me lembrarei de Sevilha como uma cidade cheirosa!
Os cheiros são extremamente importantes para mim, tenho um olfato muito apurado e o odor das cidades é algo que noto logo.


Era uma sensação poderosa que me deixava quase tonta. Mesmo após uma semana na cidade eu conseguia sentir quase uma vertigem por causa do poderosíssimo perfume das laranjeiras. Às vezes eu parava no meio da rua, abria as narinas e fechava os olhos para poder apreciar plenamente o perfume que inundava as ruas, banhava o final da tarde.

O meu marido, muito mais alto do que eu, não conseguia colher nenhuma laranja que eu tanto queria provar. Mas foi melhor nem tentar porque um motorista de taxi me avisou que eram extremamente amargas e só serviam para preparar uns doces.

As laranjas de Sevilha são utilizadas na preparação da geléia que os Ingleses consomem no chá da manha. O motorista frisou ate que a rainha da Inglaterra sempre preferia a geléia feita com as laranjas colhidas em torno da Catedral e nos jardins do palácio Alcazar!

PS: Em anexo, fotos que eu tirei da fachada da FNAC em Sevilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário