terça-feira, 20 de março de 2012

uma deliciosa tarde nos arredores de Viena

Essas fotos foram tiradas num restaurante onde um conhecido austríaco do meu esposo nos levou. Fica a uns 50 quilômetros de Viena. Pegamos um tipo de via Express e a seguir continuamos o percurso pegando umas estradinhas que atravessavam uns vinhedos. Não cruzamos muitos outros carros. Passemos por deliciosas aldeias que pareciam cenários de operetas.












Vejam como lugar é encantador. Adorei a decoração brejeira dos aposentos, os móveis rústicos decorados com motivos florais.











Numa mesa ao lado havia vários tipos de pão. Fomos convidados para escolher o que queríamos como acompanhamento dos nossos pratos. Tínhamos que cortar quantas fatias queríamos. Pelo que entendi, é costume local de se servir o pão deste jeito.














O prédio faz parte de uma antiga fazenda e deve ter uns cem anos. As vigas de madeira no teto atestavam o quanto o lugar é antigo. Eu pude tirar fotos a vontade porque não havia ninguém almoçando no interior do edifício. Todo mundo aproveitou o calor para fazer a sua refeição debaixo de uns guarda-sóis.













Amei o aparelho de calefação pintado de verde. Este lugar tem cara de casa camponesa que cheira a roupa bem lavada, o piso encerado e leitão assado. Tem cara de lugar onde vivem pessoas honestas e trabalhadoras














Os sinos de uma velha igreja, encostada nos fundos do terreno, dobravam de vez em quando. Não houve um carro passando por perto e nem um avião cruzando o céu. Só escutávamos o discreto barulho dos talheres, o zumbindo dos insetos e as vozes dos clientes falando baixinho.













Apesar do sol ardente do lado de fora, as salas estavam fresquinhas como em todos os edifícios antigos cujas paredes guardam o calor durante o inverno, mas refrescam durante o verão. Pergunto-me se uma moça já bordou o seu enxoval sentada neste sofá ou se uma noiva já leu a carta do amado sentada nesta cadeira.






Ao lado da minha mesa, varias plantas aromáticas cresciam num cantinho do jardim. De vez em quando o ajudante da cozinha vinha cortar alguns galhos que iam imediatamente para a panela!








Um cão gigante, da raça São Bernardo, andava no meio das mesas e parava diante da gente esperando um afago. Havia também um detalhe imprescindível para a tarde de verão ser completa: umas abelhas davam uns vôos circulares por cima dos nossos pratos e em torno da gente!









Eu pedi orientação ao moço que nos convidou. Falei que eu queria um prato tipicamente Austríaco. Ele me recomendou uma carne preparada com um molho feito à base de cogumelos. Vinha acompanhado de um tipo de bolinhos fritos (feitos com pão/ovos/cogumelos). Ao lado me foi servido um potinho de geléia de frutas vermelhas. Era para botar por cima do meu prato! Adorei tudo! Menos a geleia na carne!

Nenhum comentário:

Postar um comentário