terça-feira, 20 de março de 2012

roupa comprada para a neta em Viena

Em todos os países que eu visito, eu gosto de comprar uma roupa típica para a minha neta. Durante a minha viagem, a outra avó vai mostrando o mapa e vai pesquisando, junto com a neta, as peculiaridades do lugar onde eu estou passeando.

Ao trazer essas roupas, quero repetir algo que a minha mãe fazia. Ela não viajava como eu, mas ela sempre me trazia roupas folclóricas que ela comprava nas ruas de Paris. Lembro até hoje das minhas charmosas blusas da Romênia e do meu vestido Vietnamita.


Eu acredito no poder do uso de uma roupa típica, assim como acredito no poder de um restaurante servindo comida de outro país. Eu acho que é assim que ascendemos a curiosidade por outros povos na cabeça de uma criança.


Eu levei os meus próprios filhos para provar comidas exóticas desde cedo. Assim eles não passaram aperto em nenhum lugar do planeta. Eles se adaptam em qualquer canto, são cidadãos do mundo. Quero plantar esta semente no coração da minha neta.

Eu me informei onde eu podia comprar um vestido típico e me recomendaram uma loja que fornece os Vienenses desde 1830! O pessoal usa ainda muito este tipo de vestimenta. Falaram-me que é uma roupa adequada para ir à igreja ou comparecer em comemorações. Vejam a roupa espalhada no balcão da loja. É a que comprei para a neta. Amanha ela vem almoçar aqui em casa. Eu tirarei fotos dela vestida de Austríaca! Claro que essa roupa não é muito adequada para os nossos trópicos, mas mesmo assim é um presente que sempre dou. Ele serve pelo menos para uma sessão foto ou então ele poderá ser usado numa peça de teatro onde a neta ira se apresentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário