terça-feira, 20 de março de 2012

Leopold Museum em Viena

Existem tantos museus em Viena, tantas exposições para ver... Como iríamos passar somente uns cinco dias e meio, eu tinha que deixar de lado um monte de coisas e escolher algo essencialmente Austríaco. Resolvi visitar o Leopold Museu que fica situado no Museumsquartier.













Eu fiquei encantada ao ver telas do Gustav Klimt e principalmente do Egon Schiele.

Os seus auto-retratos exibindo um rosto atormentado e atitudes provocantes me agradam muito.














Na praça que fica entre o Leopold Museum e o Mumok (museu de arte moderna), havia muitos sofás espalhados. Eu acredito que eles estavam à venda já que havia etiquetas com os preços em todos eles.

As pessoas aproveitavam para se deitar neles e assim ganhar um bronzeado!

O museu estava adequadamente refrigerado! Graças a Deus!



Não posso postar as ninfetas que Ego Schiele pintava. Não quero ver o meu blog detonado pela censura! Havia uma foto de Egon deitado na cama agonizando. Ele pintou até o fim. Ele faleceu da gripe Espanhola três dias após a sua esposa morrer da mesma doença. Ela estava no fim da sua gravidez e ele tinha somente 28 anos!

Saí do museu meio deprimida por causa desta foto dele falecendo! Ainda bem que o sol estava presente porque se chovesse, eu ia ficar na maior fossa! Não colocarei o retrato dele morrendo. Sou supersticiosa! Eu preferi tirar foto dele se admirando num espelho.

Gosto do traço vigoroso de Egon Schiele, dos seus nus quase pornográficos, mas eu só vou expor uma tela dele representando uma fachada de casas. (última foto).



Ao sair do Museumsquartier, dobramos a direita para pegar o ponto de taxi. Avistei um tipo de cabana arejada, com estrutura, mas sem parede (para deixar passar o vento). Havia três pisos divididos em vários nichos e em cada um deles tinha umas redes penduradas. Eram iguais aquelas vendidas na minha região, aqui no nordeste. Havia somente redes e nada mais. E dentro delas, uns Vienenses descansando e sonhando talvez com praias tropicais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário