segunda-feira, 26 de março de 2012

Os edificios do Otto Wagner em Viena


Bom, para ter uma idéia de Viena, eu tentei conhecer (superficialmente, claro) um pouco de tudo que ela oferece. Provei alguns pratos típicos, vi de perto os seus mais importantes pintores, visitei igrejas, provei as suas tortas. Eu quis também conhecer o trabalho de um dos seus grandes arquitetos chamado OTTO WAGNER.












Ele é um dos pioneiros da arquitetura moderna e um dos fundadores do Jugendstil (Art Nouveau) Austríaco. Eu resolvi tirar fotos de suas criações situadas na Wienzeile. Otto Wagner sonhava em projetar todos os prédios ao longo desta avenida, mas somente dois prédios foram construídos. Um é todo coberto por lindíssimos detalhes dourados (primeira foto).






O prédio vizinho é incontestavelmente o mais belo e chama-se MAJOLIKA HAUS. Ele é todo coberto por azulejos floridos. O meu guia dizia que o elevador é suntuoso, mas eu não ousei empurrar a porta já que o edifício é habitado. Eu pedi para o taxi parar na frente. Após descer do carro e enquanto eu tirava fotos, eu ouvi a conversa entre três velhinhas Francesas. Estavam usando a farda típica de turista-da-terceira-idade: chapéu, mochila, calça corsário, meias elásticas para varizes, sandálias ortopédicas e bengala. Uma das três recitava para as outras, com voz trêmula, o que o seu guia dizia: Otto Wagner nasceu em 1841, em Penzing, próximo de Viena. A partir de 1857, foi estudar para a Escola Politécnica de Viena e...

Deixei as três adoráveis velhas e voltei para o meu taxi pensando no seguinte: espero ter curiosidade pelo mundo até os meus 90 anos!

Outra parada obrigatória: Visitar o OTTO WAGNER PAVILLON na Karlplaz. Em 1894, Otto Wagner foi designado para conceber as pontes, os viadutos e as estações do metro de Viena. Pegamos um taxi dirigido por um motorista Armênio. Ele passou com o carro na frente do *pavillon* convertido em bar, mas não podia parar. Eu falei que queria tirar fotos de perto. Ele deu uma volta e estacionou atrás da Karlskirshe, igreja barroca, parecida como um bolo de noiva misturando vários estilos. Desci do carro, mas meu marido resolveu ficar no ar condicionado para papear em alemão sobre a Armênia com o motorista e assim praticar o idioma que ele estudou no instituto Goethe quando era jovem.

Atravessei o parque repleto de flores onde vários pais observavam os seus pimpolhos brincando. Apressei o passo até chegar numa rampa que descia dentro da estação do metro. Depois peguei a escada e lá estava eu diante daquele charmoso *pavillon*. Fiquei emocionada, tentando imaginar as elegantes da Belle Epoque andando apressadas como nos filmes mudos e com a cabeça coberta por imensos chapéus enfeitados por pássaros, flores, penas e folhagens.

E para terminar o post sobre OTTO WAGNER, nada melhor do que visitar a caixa dos correios que foi concluída em 1906. O meu guia dizia que o edifício era uma das obras maiores do arquiteto que pensou nos mínimos detalhes estéticos e funcionais e usou materiais revolucionários para a época. Ao chegar à frente do prédio, pensei ter me enganado. Verifiquei o guia, eu estava no lugar correto só que eu não imaginava que a fachada fosse tão moderna. Ela é coberta por placas cravadas com enormes pregos. Toda a fachada é espetada por essas cabeças de pregos em forma de bolas cinza.


Após subir uma majestosa escada branca de mármore, chegamos numa ampla sala coberta por um domo de vidro e cujo piso é também de vidro. Uma claridade maravilhosa banhava todo o espaço. A caixa dos correios continua funcionando até hoje.














Podemos visitar algumas salas e ficamos impressionados com as linhas puras, a estética apurada do lugar. Tirei fotos dos moveis, tudo foi concebido pelo OTTO WAGNER. O meu marido adorou a citação do famoso arquiteto: O que não é funcional e pratico não pode ser belo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário